• Grupo SG

Captação de investimentos: a estratégia de crescimento dos grandes negócios

Atualizado: há 4 dias


Sede da empresa chinesa Alibaba em Hangzhou, China.

O que uma empresa americana como Facebook, a chinesa Alibaba e a brasileira Natura têm em comum, além de serem negócios muito bem sucedidos? Todas realizaram captações de investimentos para poder crescer, muito antes de irem para bolsa de valores.


Esses empreendedores compreenderam cedo uma lição simples:

É muito melhor ser dono de 50% de uma empresa gigante do que 100% dono de uma empresa que não cresceu.

Esse processo acontece por meio da relação do mercado de capitais com o empreendedorismo. Em sua essência, o mercado de capitais consiste em um canal para levar a poupança dos investidores até os empreendedores, suprindo as necessidades dos projetos empresariais em troca de retorno no capital investido.


Além de viabilizar o crescimento de empresas e melhorar o retorno dos investidores, o mercado de capitais proporciona um avanço na governança corporativa ao estimular a transparência das informações das empresas com os seus investidores.


O canal mais famoso para empresas captarem investimentos no mercado de capitais são as bolsas de valores, representadas aqui no Brasil pela B3. Contudo, essa modalidade de captação atende somente um nicho de empresas de porte já elevado e sua aprovação depende de um nível expressivo de exigências.


Para atender empresas que ainda não se encontram no estágio adequado para captar em bolsas de valores, a SG Capital oferece um canal próprio de intermediação entre sua base de investidores e os empreendedores mais promissores do Nordeste.



Dessa forma, os investidores conseguem acessar empresas emergentes e startups da região quando elas ainda possuem grande margem para crescimento e potencial de valorização do seu capital, tudo isso enquanto os empreendedores também se beneficiam ao terem acesso a uma nova fonte de capital de longo prazo para o seu negócio.


E quanto à segurança da captação de investimentos?


O instrumento financeiro utilizado pela captação via SG Capital é conhecido como mútuo conversível, e apresenta vantagens para ambas as partes envolvidas na operação:


  • Os investidores conseguem investir na empresa com foco nos retornos, sem correr o mesmo risco jurídico dos sócios convencionais;

  • Os empreendedores captam o capital dos investidores enquanto mantêm sua autonomia na gestão dos negócios.


Além disso, após a conclusão da captação de investimentos, a empresa será acompanhada pela SG Capital durante toda vigência do investimento, com emissão de relatórios trimestrais para os investidores. Isso garante que sejam estabelecidas boas práticas de governança para a empresa desde as etapas iniciais do negócio, garantindo que ele esteja caminhando na direção certa para se transformar em uma grande corporação no futuro.


Possui uma empresa promissora e deseja captar investimentos para expandir o seu negócio? Realize seu cadastro em “Quero Captar” e receba maiores detalhes de como sua empresa pode ter acesso às principais modalidades de investimento.







@ 2019 SG Capital. Todos os direitos reservados. contato@sgcapital.com.br
Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 625  The Square Park Office - Sala 712 - Jatiúca, Maceió - AL, 57036-001