@ 2019 SG Capital. Todos os direitos reservados. contato@sgcapital.com.br
Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 625  The Square Park Office - Sala 712 - Jatiúca, Maceió - AL, 57036-001
  • SG Capital

Alpha Burgers: hambúrguer artesanal de verdade

Atualizado: 4 de Out de 2019

Da carne aos acompanhamentos, hamburgueria delivery faz sucesso em Maceió com receitas artesanais e combinações criativas.


Quando o Alpha Burgers nasceu, em 2016, o mercado de hamburguerias artesanais em Maceió estava fervilhando. Mas, em meio a toda concorrência, Gunther Duarte percebeu que ainda havia lacunas a serem preenchidas.



“Acredito que o mercado maceioense tem excelentes hamburguerias, mas víamos certa repetição de combinações e algumas técnicas que não eram praticadas, então passamos a estudar a fundo a arte de fazer hambúrguer”, conta Gunther.
“Hoje, nós temos processos estabelecidos na cozinha que muita gente acharia exagero, mas não conseguimos fazer a coisa sem que ela esteja impecável”, confessa.

Tudo começou como um hobby na cozinha de casa. Gunther e Michel Duarte (atual cozinheiro e chapeiro do Alpha) pensavam em abrir uma pequena empresa de biscoitos artesanais. Mais para frente, a ideia mudou, mas o conceito do fazer artesanal permaneceu.


“Como hambúrguer artesanal é um dos nossos lanches preferidos, nós ficamos cerca de três meses trabalhando as receitas antes de abrir o delivery. Nosso objetivo era montar um cardápio que utilizasse insumos típicos da nossa região, mas as referências eram poucas."

A saída foi buscar inspiração nas hamburguerias que se destacavam em São Paulo - uma das capitais mundiais do hambúrguer - e identificar as particularidades do cliente maceioense.


O conceito de “cozinha de verdade” - como eles gostam de falar - parece ter conquistado o público que quer comer bem sem sair de casa. Em apenas uma das plataformas de delivery online em que o Alpha atua, a satisfação beira os 100%. A hamburgueria já soma cerca de 1300 avaliações, com média de 4,8 estrelas.


Para Gunther, a proposta artesanal, não só do hambúrguer, mas também dos acompanhamentos, é um grande diferencial. Todos os molhos e boa parte dos complementos são produzidos na casa. A macaxeira palha, por exemplo, faz sucesso entre os clientes, que frequentemente demonstram carinho nas redes sociais.


Atualmente, o Alpha Burgers atende uma média de 600 pessoas por mês, com ticket médio de R$ 42. Gunther atribui o crescimento expressivo de clientes no último ano à implementação de diferentes estratégias para captar novos consumidores e fidelizar os antigos.


Lord Cheddar: o carro chefe da casa.

“A profissionalização do nosso Instagram e entrada nas plataformas online (iFood e Uber Eats) ajudaram bastante, mas principalmente o desenvolvimento do nosso site e aplicativo próprio para pedidos, que nos aproximou dos nossos clientes e nos permitiu criar promoções que não tínhamos acesso nas outras plataformas”, pontua.

Hora de expandir

O crescimento orgânico aconteceu, mas chegou um momento em que o administrador percebeu que precisaria executar suas ideias de expansão de uma forma diferente.


Com projeto aprovado pela equipe de economistas da SG Capital, ainda neste mês de outubro, o Alpha Burgers se tornará a primeira empresa alagoana a expandir suas operações por meio de captação pulverizada de investimentos. A estratégia de equity crowdfunding será realizada pela primeira vez no Nordeste via SG Capital, empresa de consultoria especializada em economia real.


Com a captação de recursos, a estimativa do criador do Alpha é que o número atual de clientes triplique em 2020, mas sem deixar de lado o rigoroso padrão de qualidade.

“Nosso plano é estar presente em 80% da área total de Maceió ao final de 2020. Somos cautelosos quando o assunto é manter a qualidade do produto final, então nunca expandimos além da nossa capacidade de produção”, revela Gunther.

Grande parte do investimento será destinado à aquisição de equipamentos utilizados por grandes redes na área de alimentação, o que vai diminuir consideravelmente o tempo para produção dos sanduíches.


Outra parcela do recurso captado será destinada à criação de uma unidade de take away - ponto de venda em que o cliente pode retirar o burger para viagem -, o que irá estabelecer a presença física do Alpha, que no momento, funciona apenas por delivery.


Um dos pontos fortes do Alpha é a capacidade de operar eficientemente com uma equipe enxuta. Segundo Gunther, o chef Michel Duarte conseguiu padronizar os processos de produção para que os pedidos sejam executados com regularidade e de forma ágil, otimizando o tempo de trabalho. Com este formato de operação, o criador do Alpha Burgers pensa no modelo de franchise como aposta para o futuro.


“Nosso plano é abrir franquias em todos os estados do Nordeste e, depois, expandir a operação para outras regiões. O Brasil todo precisa conhecer nossos burgers, né?”, completa.